19.12.2023

Saiba como montar um catálogo digital para a venda de autopeças.

Nós vivemos em tempos digitais. Por conta disso, é muito importante investir em soluções capazes de aproximar os seus produtos e serviços dos seus clientes, gerando engajamento, conforto e praticidade. Pensando nisso, o pessoal do Blog da Nakata elaborou este material exclusivo e essencial sobre o tema. Afinal de contas, você sabe como montar um catálogo digital?

Caso não, entenda que não há problemas, pois é isso que você descobrirá nesta leitura. Aqui, você entenderá o que é um catálogo digital, por que essa é uma ferramenta importante para a sua oficina, quais são as vantagens de um bom catálogo e como criar o material perfeito para atender aos seus clientes. Então, não perca tempo e vamos à leitura!

 

O que é um catálogo digital de peças?

Tecnicamente, um catálogo digital nada mais é do que uma “vitrine virtual” com os seus produtos, preços e serviços. O objetivo desse formato é informar, de maneira prática, rápida e interativa, tudo que você faz e oferece aos seus clientes. Dessa forma, você diminui o atrito para uma venda ou para uma ordem de serviço e eleva a chance de uma conversão. Por exemplo: lembra-se daqueles panfletos/flyers/folders de supermercados, que elencam as principais promoções, os diferenciais e os produtos do inventário? Pois bem, um catálogo segue praticamente a mesma ideia, mas existe sob o formato digital, por meio de alguma plataforma específica para isso, como a própria galeria do WhatsApp Business.

 

Por que fazer um catálogo digital?

O principal objetivo do catálogo é ser uma ferramenta de apoio para alavancar as suas vendas. Com ele, o cliente acessa uma fonte rápida e confiável sobre os produtos, serviços e preços praticados no seu estabelecimento. Isso diminui o atrito na jornada de venda e faz com que os contatos já cheguem mais propensos a um agendamento, encomenda ou compra.

 

Quais são as vantagens de ter um catálogo digital?

Agilidade, comodidade, praticidade e resultados. Um bom catálogo digital é capaz de resolver as principais dúvidas e curiosidades dos seus clientes sobre o que você pode fazer por ele e por seu carro. Por último e também importante, vale lembrar que essa é uma estratégia que pode ser implementada com qualidade e gratuitamente. Parte fundamental do aprendizado de como fazer vendas pelo WhatsApp é criar um perfil do WhatsApp Business para o seu estabelecimento e cadastrar o seu catálogo na vitrine digital do aplicativo.

 

Como montar um catálogo digital?

Atualmente, existem muitas plataformas que permitem a criação de um catálogo digital para a sua autopeças na forma de microsite, e-commerce, aplicativo próprio ou afins. No entanto, não há motivo para complicar algo tão simples e que pode ser resolvido de maneira tão prática no seu principal ponto de comunicação: o WhatsApp.

O aplicativo alcançou um status de onipresença na comunicação brasileira, uma vez que 99% dos smartphones no país contam com o app instalado — e é preciso estar onde o seu cliente está. Por isso, a melhor dica é aproveitar a funcionalidade gratuita oferecida pelo WhatsApp Business (versão empresarial) para apresentar esse catálogo aos seus clientes. Para criar o catálogo, siga os seguintes passos:

abra o WhatsApp Business;

toque no botão de três pontinhos (mais opções);

depois, toque em Configurações, Ferramentas Comerciais e Catálogo, nesta sequência;

já na tela do catálogo, selecione a opção Adicionar Item.

Desse ponto adiante, o processo é bastante intuitivo, bastando adicionar as imagens, descrições e preços conforme achar necessário. A mesma facilidade se aplica para adicionar novos itens, editar os produtos já catalogados ou retirar alguns deles do seu catálogo. Mas caso ainda exista alguma dúvida sobre como gerenciar o seu catálogo digital neste app, basta conferir o guia completo do WhatsApp Business sobre o tema.

Outras dicas importantes são o cuidado estético, tanto nas descrições quanto nas fotos. Boas imagens e textos objetivos são fundamentais para sanar a curiosidade do cliente e estimular um contato e, consequentemente, uma venda. Por fim, vale notar a cautela com a precificação.

Se o preço é um atrativo diferencial no seu negócio, apresente-o nos itens do catálogo. Caso não seja o diferencial competitivo, você pode evitar informar os valores, estimulando o cliente a entrar em contato para descobrir — instância na qual você tem maior controle sobre a interação e a venda.

Como se pôde ver, o catálogo digital é um formato muito importante, que oferece um ambiente oportuno para demonstrar combos promocionais, estimulando a venda conjunta e a elevação do seu ticket médio. No fim das contas, aprender essas técnicas de marketing, gestão e vendas é essencial, pois ajuda você a crescer profissionalmente.

Agora que você sabe como montar um catálogo digital, aproveite para seguir aprendendo sobre esse e outros temas. Para isso, basta acessar e seguir o nosso perfil no Instagram!

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