19.12.2023

5 Dicas de marketing para aumentar suas vendas

Ficar parado não é uma opção para os lojistas que querem aumentar as vendas, então qualquer esforço pode afetar os resultados alcançados. Mas não adianta sair e atirar para todos os lados. Para vender, você precisa ter um plano e metas claras.

É inegável o valor do marketing na hora de aumentar as suas vendas. Porém antes das suas ações o trabalho mais importante é identificar as competências e carências do seu negócio.

Pesando nisso, no artigo de hoje preparamos um guia básico para que você possa estruturar melhor o marketing da sua revenda, confira!

1 – Planeje suas ações

Pode ser que a sua revenda tenha inúmeras estratégias pensadas para o decorrer do ano, mas sem um planejamento, é possível que boa parte delas se perca pelo caminho. Sendo assim, organize-se para ser o melhor. Use uma planilha ou uma lista para definir seus planos, objetivos, bem como informações sobre o cliente, sobre os produtos e sobre o ambiente de vendas. Analise o que tem funcionado (e o que não tem funcionado) em meio as suas ações. Reforce aquelas que trazem bons resultados e adquira experiência com as que deram errado. Acompanhe a concorrência, pesquise seus pontos fortes e fracos e verifique a resposta do mercado para as ações feitas por ela. Com um bom planejamento, você saberá onde está e aonde quer chegar, saberá o que pode ser potencializado dentro da empresa e o que necessita ser melhorado e corrigido imediatamente. Agir por impulso, sem adotar qualquer estratégia ou estudar a sua clientela, pode trazer resultados catastróficos.

2 – Invista em marketing digital

Embora as ações de marketing digital possam exigir mais do seu tempo, vale ressaltar que elas vão exigir menos do seu dinheiro, se comparadas ao marketing tradicional. O marketing digital possui diversas vantagens, e entre elas está o contato mais próximo com os seus clientes. Seja por meio de redes sociais, WhatsApp e até mesmo e-mail, a internet é um veículo que deve ser utilizado frequentemente na sua estratégia de marketing!

3 – Seja uma referência para os seus clientes

Entenda o que o seu cliente busca e ofereça conteúdos, esclarecimentos e suporte a ele. Mostre-se interessado em ouvir o que o consumidor quer dizer, não somente em gerar lucros para si. Sua revenda de autopeças não precisa ser somente uma loja qualquer. Ela pode ser uma referência para seus consumidores, um sinônimo de autoridade no assunto e de qualidade na prestação dos serviços e de informações.

4 – Tome cuidado ao mexer com os preços

Baixar os preços pode parecer a maneira mais simples de atrair clientes, no entanto, essa estratégia nem sempre é a mais inteligente. Trabalhar o preço traz retorno imediato ao fluxo de caixa, mas nada impede que a concorrência também faça isso para atrair consumidores. Além disso, o preço está atrelado à qualidade dos seus produtos e serviços.

5 – Invista no pós-venda

A venda é só o início da parceria entre a revenda e o consumidor final. O processo de vendas é cíclico, por isso, é de fundamental importância fidelizar os clientes. Faça-os se sentirem importantes, agradeça a confiança, envie um e-mail ou mensagem para saber como estão os primeiros dias com o veículo, aplique um breve questionário online sobre a experiência de compra, o atendimento e os serviços prestados. No pós-venda é possível identificar se o processo correu como desejado, quais foram as impressões do comprador e até em quais pontos a sua revenda pode melhorar. Trate os consumidores da mesma forma que você gostaria que uma revenda agisse com você e lembre-se que o mais difícil não é encontrar novos clientes, mas sim fidelizar os que já são parceiros.

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