A rentabilidade está, sem dúvida, entre os principais objetivos de qualquer negócio, e quem tem o seu próprio negócio sabe bem que a satisfação do cliente é um dos fatores que mais influenciam este valor, para o bem ou para o mal. Portanto, se o objetivo é aumentar as vendas de autopeças para encerrar o ano com resultados positivos, tirar um tempo para alinhar a sua estratégia de vendas pode fazer toda a diferença.

Afinal, estamos na era do foco no cliente, em que todo o processo de atendimento é planejado para atender às necessidades dos consumidores, que são a base de qualquer estratégia. Pensando nisso, separamos os 3 tipos de perguntas que vão aumentar suas vendas em autopeças!

Perguntas triviais

São aquelas perguntas relacionadas às características dos produtos e serviços que o seu cliente procura. Vale destacar que a maioria dos vendedores já aborda esses questionamentos de forma natural: qual o tamanho das peças que o cliente busca? Em que marcas e motores ele quer aplicá-las? Qual a quantidade que ele precisa para o projeto de reparação?
Apesar de simples, esses questionamentos geram dois benefícios bem significativos. Primeiramente, você mostra para o seu consumidor que sua preocupação com o projeto dele é genuína. Depois, você também consegue ter uma ideia mais precisa de como esse cliente planeja trabalhar com os produtos ou serviços que você oferece — assim, fica mais fácil prospectar vendas adicionais, aumentando o ticket médio.

Perguntas abertas

Extremamente importantes para um bom atendimento, as perguntas abertas são aquelas em que o vendedor faz uma pergunta simples e, com ela, gera uma resposta longa e detalhada do cliente. Vamos imaginar que alguém chegou na sua loja de autopeças e perguntou com quais modelos de pistão você trabalha. Ao invés de fornecer um catálogo completo dos seus produtos, pergunte qual é o motor no qual ele está trabalhando e porque precisa de um pistão novo. Ah, mas esse tipo de pergunta vai deixar o atendimento mais lento, certo? Não é bem assim. O processo de venda pode, sim, ficar um pouco mais longo, mas tenha em mente que quanto mais esse cliente se abrir e falar com você, mais potenciais necessidades você será capaz de identificar. Essa, inclusive, é uma ótima forma de começar o atendimento, deixando o consumir confortável e aumentando as chances de conversão!

Perguntas fechadas

Por fim, as perguntas fechadas são aquelas que restringem a resposta a poucas opções, como “sim” ou “não”. Logo, a construção de perguntas fechadas geralmente envolve um fato, uma suposição ou uma escolha. Você já tentou resolver esse problema antes? Você pode investir nisso agora? Crédito ou débito? Ou seja, são perguntas que buscam confirmar um fato ou ideia! Diferentemente das perguntas abertas, que estimulam a reflexão e resultam em respostas completas, as perguntas fechadas exigem poucas palavras, são mais fáceis e rápidas de responder. Elas não abrem espaço para explicações: a pessoa precisa apenas concordar, discordar ou escolher uma opção!